O pedido para o sacramento do Matrimónio deve ser apresentado com três meses de antecedência para organização atempada do processo, na secretaria paroquial, no horário de atendimento.
A marcação deste sacramento é de acordo com a agenda paroquial. A marcação é efectivada quando é entregue o processo. (A pré-marcação tem carácter indicativo).
O pedido para o sacramento do Matrimónio é solicitado na paróquia de residência de um dos nubentes (Noivo ou Noiva) mas de preferência na da nubente (noiva). Se pretende celebrar o Matrimónio noutro local deve proceder à transferência de Matrimónio.
Os nubentes deverão fazer o curso de preparação para o matrimónio (nesta paróquia ou outra) e entregar a declaração comprovativa da frequência do mesmo.
(antes de iniciar o tratamento convém contactar a secretaria)
Impressos fornecidos pela secretaria devidamente preenchidos e legíveis.
Fotocópia do documento de identificação dos nubentes.
Declaração comprovativa da frequência do CPM.
Fotocópia de documento de identificação das testemunhas (padrinhos de casamento).
No caso dos nubentes já serem casados civilmente, é necessária a cópia do assento de casamento civil e assento de nascimento.
Se não forem casados civilmente, devem obter o Certificado para casamento católico numa conservatória do registo civil. (Este documento pode ser entregue mais tarde porque tem validade de 6 meses).
Para o caso de se ter baptizado numa outra paróquia que não a Póvoa de Santa Iria, deve pedir nessa mesma paróquia a Certidão de Baptismo.
Transferência de Matrimónio
O pedido de transferência deve ser apresentado com antecedência para organização atempada do processo, na secretaria paroquial, no horário de atendimento.
O processo inicia-se depois da documentação completa.